Pelo menos seis pessoas morreram uma e 53 outras ficaram feridas numa explosão numa das principais ruas na cidade de Istambul na Turquia.
O Presidente Recep Tayyip Erdogan disse tratar-se de “um ataque hediondo” e disse que aqueles que levam a cabo ataques contra a Turquia não terão sucesso
Indicou contudo que a origem da explosão ainda não está totalmente esclarecida.
"O nosso povo poder estar certo que os culpados deste ataque serão punidos como merecem", disse o Presidente acrescentando que informações iniciais indicam que "uma mulher jogou um papel" no ocorrido.
"Seria errado dizer tratar-se sem dúvida de um ataque terrorista mas os desenvolvimentos iniciais e inteligência inicial do meu governador é que cheira a terrorismo", acrescentou.
Como é costume a rua Istiklal o um local de lojas, cafés e restaurantes - estava cheia de pessoas, incluindo turistas mas de momento desconhece–se se há estrangeiros entre as vítimas.
Inicialmente as autoridades tinham afirmado desconhecer as causas da explosão que causou pânico na conhecida rua, levando ambulâncias ao local.
As autoridades impuseram restrições temporárias à divulgação de informação incluindo videos do local.
Mas antes disso vários videos foram colocados nas redes sociais mostrando o momento da explosão e pessoas em pânico a fugirem do local
A Turquia foi alvo de vários atentados bombistas entre 2015 e 2017 levados cabo pelo estado Islâmico e por separatistas kurdos.
Fórum