Links de Acesso

Pedro Gomes reivindica liderança da FNLA


Pedro Gomes

Jurista diz que congresso alternativo de Luanda não tem valor legal

O académico Pedro Gomes, eleito presidente da FNLA no domingo, 24, em Luanda, por uma ala do partido num congresso alternativo, define como desafio da sua liderança a união do partido para “acabar com as vozes discordantes”.

Dissidentes de Lucas Ngonda vao ao tribunal constitucional 3:41
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:41 0:00

Um congresso organizado pelo chamado grupo dos “50 por cento+23 membros do Comité Central”elegeu Gomes presidente da FNLA para substituir Lucas Ngonda, líder reconhecido pelo Tribunal Constitucional.

Em declarações à VOA, Pedro Gomes assegurou que dentro de 12 dias dará entrada no Tribunal Constitucional as conclusões do conclave, que o elegeu presidente, para efeitos de legalização.

Eleminimizao congresso convocado pelo presidente Lucas Ngonda qualificando-o de “uma brincadeira”.

Entretanto, quem não se revê nos dois eventos é Geoveth da Silva que até às últimas eleições era o porta-voz e membro da direcção da FNLA.

Geoveth diz que nenhum dos dois congressos foram realizados combase nos estatutos do partido.

Por seu lado, o jurista Albano Pedro considera que o congresso de Luanda é “ilegal e inexistente”e que nãoserá reconhecido pelo Tribunal Constitucional.

O jurista disse que apenas o presidente reconhecido tem a legitimidade de convocar qualquer evento partidário, mesmo que que sejapor iniciativa da maioria dos seus membros.

O porta-voz do congresso realizado em Luanda, Laís Eduardo, disse que o evento juntoucerca de 900 delegados e que Pedro Gomes concorreu à liderança do partido com mais dois candidatos, um dos quaisnomeado para ocupar uma das duas vice-presidências.

Laís Eduardo acrescentou que foi eleito um novo Comité Central constituído por 451 membros e um secretariado para o qual foi eleito secretário-geral o antigo porta-voz FNLA,Ndonda Nzinga.

Recorde-se que decorre desde segunda-feira, 25, no Huambo o segundo congresso extraordinário da FNLA, organizado pela direcção de Lucas Ngonda.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG