Links de Acesso

Alemanha: Extrema direita entra para o parlamento.

  • Redacção VOA

Sem razão para celebrar? Angela Merkel

Partido de Angela Merkel sofre revès mas vence as eleições. Social Democratas abandonam coligação de Merkel depois de piores resultados desde 1949

O Partido Cristão Democrata (CDU) de Angela Merkel venceu as eleições alemãs mas com uma percentagem muito menor do que se previa.

Sondagens a boca das urnas indicam que o partido de Merkel aliado à União Cristão Socialista (CSU) obteve 33% por cento dos votos muito abaixo dos 39% previstos em algumas sondagens.

O Partido Social Democrata caiu também na votação obtendo apenas 20% dos votos, dizem esses resultados preliminares.

O Partido Social Democrata que tinha feito parte do governo da “grande coligação” de Merkel disse já que não vai formar um novo governo com Merkel pois o eleitorado claramente indicou que não deseja isso.

Foram os piores resultados eleitorais dos Social - Democratas desde 1949.

Ao abandonar a coligação o Partido Social Democrata vai ser a oposição oficial de um novo governo.

Caso continuasse no governo essa posição teria sido assumida pelo partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AFD) que foi a grande surpresa das eleições, obtendo 13,8% dos votos acima dos 10% previstos nas melhores sondagens para o partido.

Será a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um partido de extrema direita está representado no parlamento alemão

A entrada no país de centenas de milhar de refugiados do Médio Oreinte foi um dos temas "quentes" destas eleições algo que, dizem os analistas, claramente afectou o partido de Merkel.

O AFD fez uma campanha baseada em grande parte no slogan de "trazer de volta o nosso país".

Angela Merkel disse que o seu partido "precisa de ouvir" o que diz o eleitorado do AFD.

Analista dizem que se vão seguir agora negociações para um governo de coligação mas que o AFD não deverá ser convidado.

O Democrata Livres - um partido liberal em termos económicos - obteve 10,4% dos votos.

Os Verdes obtiveram 9% e a Esquerda 8%

Os resultados preliminares indicam que m termos de lugares no parlamento os Democrata - Cristãos obtiveram 220 lugares, os Social Democratas 137 e o AFD 87.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG