Links de Acesso

Alemanha: Extrema direita entra para o parlamento.


Sem razão para celebrar? Angela Merkel
Sem razão para celebrar? Angela Merkel

Partido de Angela Merkel sofre revès mas vence as eleições. Social Democratas abandonam coligação de Merkel depois de piores resultados desde 1949

O Partido Cristão Democrata (CDU) de Angela Merkel venceu as eleições alemãs mas com uma percentagem muito menor do que se previa.

Sondagens a boca das urnas indicam que o partido de Merkel aliado à União Cristão Socialista (CSU) obteve 33% por cento dos votos muito abaixo dos 39% previstos em algumas sondagens.

O Partido Social Democrata caiu também na votação obtendo apenas 20% dos votos, dizem esses resultados preliminares.

O Partido Social Democrata que tinha feito parte do governo da “grande coligação” de Merkel disse já que não vai formar um novo governo com Merkel pois o eleitorado claramente indicou que não deseja isso.

Foram os piores resultados eleitorais dos Social - Democratas desde 1949.

Ao abandonar a coligação o Partido Social Democrata vai ser a oposição oficial de um novo governo.

Caso continuasse no governo essa posição teria sido assumida pelo partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AFD) que foi a grande surpresa das eleições, obtendo 13,8% dos votos acima dos 10% previstos nas melhores sondagens para o partido.

Será a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um partido de extrema direita está representado no parlamento alemão

A entrada no país de centenas de milhar de refugiados do Médio Oreinte foi um dos temas "quentes" destas eleições algo que, dizem os analistas, claramente afectou o partido de Merkel.

O AFD fez uma campanha baseada em grande parte no slogan de "trazer de volta o nosso país".

Angela Merkel disse que o seu partido "precisa de ouvir" o que diz o eleitorado do AFD.

Analista dizem que se vão seguir agora negociações para um governo de coligação mas que o AFD não deverá ser convidado.

O Democrata Livres - um partido liberal em termos económicos - obteve 10,4% dos votos.

Os Verdes obtiveram 9% e a Esquerda 8%

Os resultados preliminares indicam que m termos de lugares no parlamento os Democrata - Cristãos obtiveram 220 lugares, os Social Democratas 137 e o AFD 87.

XS
SM
MD
LG