Links de Acesso

Opositor russo, Alexei Navalny, volta a ser detido


Alexei Navalny (imagem de arquivo)
Alexei Navalny (imagem de arquivo)

O principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, voltou a ser detido neste Sábado por razões desconhecidas, informou a sua porta-voz Kira Iarmych no Twitter.

Kira Iarmych disse à rádio Echo de Moscovo que Navalny ligou para ela e avisou-a que estava a ser levado para uma esquadra de polícia em Moscovo, mas que não sabia porque estava a ser detido.

Mas Iarmych disse que a prisão "provavelmente está ligada" à intenção de Alexei Navalny de organizar manifestações a 9 de Setembro contra o altamente impopular projecto de reforma da previdência.

O opositor tem criticado duramente o plano de aumentar a idade de reforma.

Navalny multiplicou as manifestações nos últimos meses para pressionar o Kremlin, depois de ter sido declarado inelegível para a eleição presidencial de 18 de Março, vencida sem surpresa por Vladimir Putin.

A 15 de Junho, o líder opositor de 42 anos foi preso por organizar uma manifestação de dois dias antes da posse de Vladimir Putin para seu quarto mandato presidencial. Ele cumpriu 30 dias de detenção e foi libertado na abertura do Mundial de Futebol na Rússia.

Navalny, 30 dias de prisão
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:51 0:00

XS
SM
MD
LG