Links de Acesso

Ngonda diz que aposta na juventude


Lucas Ngonda, líder FNLA, Angola
Lucas Ngonda, líder FNLA, Angola

Líder da FNLA rejeita ideia que de FNLA seja "um partido velhos" em vias de extinção

O contestado líder da FNLA, Lucas Ngonda, rejeitou a ideia de que a FNLA possa estar à beira da morte caso não admita jovens nos seus quadros superiores.

Futuro da FNLA passa pela juventude - 3:11
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:11 0:00

Ngonda falava em Luanda no programa “Angola Fala Só” e afirmou que o seu partido está já a investir na juventude para assumir cargos de liderança dentro do partido.

“Temos já muitos jovens nas universidades a estudarem com bolsas do partido”, disse.

Ele respondia a declarações do analista e politólogo Olivio Kilumbu que afirmou que a FNLA corre agora o risco de se transformar num “património histórico” deixando de ter qualquer importância politica.

A FNLA, disse, pode transformar-se em “apenas um partido histórico caso não se acautele, porque ninguém quer investir numa coisa que não cresce, não muda e não evolui”.

Kilumbu, disse também que é necessário que surjam dentro da FNLA, jovens comprometidos com a ideologia daquele partido para renovarem os órgãos da organização.

Para o politólogo FNLA hoje é um partido de velhos num país de jovens:

“A solução é surgirem jovens dentro da FNLA que se revêem com a ideologia do partido para a assumirem”, disse.

A FNLA tem sido abalada por constantes lutas internas com diversas facções a porem em causa a legitimidade de cada uma.

No último capítulo destas divisões, o Tribunal Constitucional decidiu a negar o pedido de Ndonda Nzinga e mais nove cidadãos todos membros da FNLA, que pediram no dia 24 deste mês, impugnação da lista da FNLA para não concorrer as eleições de Agosto próximo.

Tribunal Constitucional, entende não haver fundamento destes militantes não querem ver a FNLA a concorrer apenas por muitos dos dirigentes tidos como importantes não constarem na lista de candidatos.

XS
SM
MD
LG