Entidades oficiais americanas disseram hoje que não haverá concessões à Coreia do Norte na planeada cimeira entre o Presidente Donald Trump e o líder norte coreano Kim Jong Un.
Falando a uma cadeia de televisão americana o director dos serviços de espionagem CIA, Mike Pompeo disse que enquanto decorrerem negociações não haverá concessões
Pompeo disse que a Coreia do Norte tem que aceitar a continuação de exercícios militares entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul e “depois tem que garantir que na mesa estará a discussão de desnuclearização”.
Por outro lado um porta-voz da Casa Branca Taj Shah disse que ao aceitar negociações o presidente Trump não está a seguir o que disse ser a “falhada politica das ultimas décadas de concessões”.
Shah disse que a política da administração Trump é uma de “pressão”, pressão essa que está a ser exercida com “os parceiros e aliados dos Estados Unidos, com as Nações Unidas e também pressão através da China”.
Para o porta-voz da Casa Branca é essa pressão que está a mudar o comportamento da Coreia do Norte.
Por outro lado o secretário do tesouro americano Steven Mnuchin disse também não poder haver dúvidas que foram as sanções que levaram a Coreia do Norte à mesa de negociações