Links de Acesso

Mukuru: Uma solução zimbabueana para moçambicanos a viver na África do Sul


Mukuru, agência de transferência de dinheiro na África do Sul
Mukuru, agência de transferência de dinheiro na África do Sul

A África do Sul acolhe a maior comunidade moçambicana no estrangeiro, grande proveniente das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Uns estão cá desde o tempo da guerra e outros vão chegando à procura de melhores oportunidades de vida. Quase todos enfrentam dificuldades comuns, como por exemplo enviar dinheiro às suas respectivas famílias em Moçambique.

Mukuru: Uma solução zimbabueana, para moçambicanos a viver na África do Sul
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

Muitos dependem largamente de transportes rodoviários de passageiros, que entretanto, são considerados menos seguros para fazer chegar às encomendas em forma de dinheiro (numerário) às famílias dos remetentes em Moçambique. Esta é uma situação que afecta imigrantes de outras partes do mundo a viver na África do Sul.

Para cobrir a lacuna e fazendo negócio, um grupo de empreendedores, de origem zimbabueana criou uma agência no Reino Unido a que deu o nome de Mukuru, que significa "grande", em língua chona uma das mais faladas no Zimbabue. Milhares de imigrantes zimbabueanos refugiaram-se no Reino Unido e outros mais de 300 mil na África do Sul, sendo a maior comunidade dos estrangeiros no território sul-africano.

Segundo os gestores da Mukuru, a sua agência opera em cerca de 100 países do mundo, o que se torna um negócio bastante rentável, pois este tipo de agências cobra as taxas mais caras do mundo para o envio de dinheiro para África.

XS
SM
MD
LG