Links de Acesso

Lourenço e Zuma avançam com isenção de vistos entre Angola e África do Sul


João Lourenço e Jacob Zuma em Pretória

Empresários procuram mais negócios entre as duas potências sub-regionais

Os governos de Angola e África do Sul assinaram nesta sexta-feira, 24, em Pretória um acordo de abolição de vistos para os cidadãos dos dois países com passaportes normais em visitas de 30 dias.

A supressão de vistos marca o ponto mais alto da primeira visita de Estado do Presidente angolano, João Lourenço, ao estrangeiro desde que assumiu o poder em Setembro.

Os dois países agora somam 33 acordos, protocolos e memorandos de entendimentos rubricados desde 1994 depois da queda do regime minoritário branco do apartheid.

Lourenço e Zuma avançam com isenção de vistos entre Angola e África do Sul
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:41 0:00

Lourenço, que se deslocou à África do Sul com 10 ministros e uma delegação de empresários, disse que a escolha do país para a sua primeira visita ao exterior não foi uma “escolha a toa”.

Os dois países cooperam em varias áreas que incluem comércio e investimento, energia, defesa e segurança, migração, desenvolvimento de infra-estruturas, exploração de recursos minerais, turismo, artes e cultura.

Várias empresas sul-africanas operam em Angola em diversas áreas, mas o Presidente angolano disse querer mais ainda.

Por seu lado, Jacob Zuma afirmou que o acordo de supressão de vistos em passaportes normais vai facilitar a circulação de pessoas e bens entre os dois países, “contribuindo para o desenvolvimento do turismo”.

Os dois presidentes abriram o fórum de negócios entre empresários dos dois países, considerados os principais gigantes económicos da região da África Austral na rota da industrialização recomendada pela agenda 2063 da União Africana.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG