Links de Acesso

Mineiros moçambicanos em pânico na África do Sul


Mineiros moçambicanos em pânico na África do Sul
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00

Mineiros moçambicanos em pânico na África do Sul

Os mineiros moçambicanos estão muito apreensivos na AngloGold Ashanti em Orkney, província de North West, que emprega 3.600 trabalhadores. A companhia anunciou que vai fechar as suas operações naquela região despedindo mais de 830 trabalhadores.

A chefe das relações com mineiros na delegação do ministério moçambicano do Trabalho, Emprego e Segurança Social na África do Sul, Isaura Muianga apelou aos seus conterrâneos a terem calma, recordando-lhes que a redução da mão-de-obra na industria mineira sul-africana é muito antiga.

Isaura Muianga instou os mineiros a construírem bases sólidas no seu pais de origem para o futuro.

Os mineiros são encorajados a aderirem o modelo de pagamento via banco dos seus respectivos salários deferidos, considerando que as vantagens são muito melhores do que o método antigo.

Alguns mineiros apresentaram problemas relacionados com o modelo de pagamento via banco em Moçambique. Disseram que o dinheiro não chega a tempo, criando frustração na família.

Dos cerca de 24 mil mineiros, apenas pouco mais de 1.300 aderiram o modelo de pagamento via banco e já conhecem as suas vantagens.

XS
SM
MD
LG