Links de Acesso

Morreu Jacques Chirac


Presidente francês foi o segundo com mais tempo no cargo

O antigo Presidente francês, Jacques Chirac, morreu nesta quinta-feira, 26, aos 86 anos, depois de um longo período de doença.

"Ele morreu cercado por entes queridos. Pacificamente ", revelou o genro Frédéric Salat-Baroux.

Após o anúncio da morte, a Assembleia Nacional fez um minuto de silêncio.

Desde que sofreu um derrame cerebral, em Setembro de 2005, quando ainda era Presidente, os problemas de saúde de Jacques Chirac sucederam-se e após deixar o Palácio do Eliseu, em Maio de 2007, ele foi hospitalizado várias vezes.

Natural de Paris, Jacques Chirac nasceu em Novembro de 1932 e formou-se no prestigiado Instituto de Estudos Políticos e na Escola Nacional de Administração.

A carreira política foi iniciada no conselho municipal de Sainte-Féréole, em Corrèze, em 1965 e rapidamente ocupou vários cargos importantes em ministérios, tendo sido eleito deputado, até ser nomeado primeiro-ministro de Valéry Giscard d’Estaing, em 1974.

Em Março de 1977, Chirac é eleito presidente da Câmara Municipal de Paris, cargo que conservou até ser eleito Presidente da França em 1995, ao subsituir o socialista François Mitterrand.

Em 2002, ele foi reeleito para um segundo mandato, após uma eleição que marcou a história recente francesa.

Depois de François Mitterrand, que ficou 14 anos no poder, ele vem em segundo como o chefe de Estado a ocupar por mais tempo o cargo, com 12 anos no cargo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG