Links de Acesso

Mnuchin diz que Trump pode aliviar restrições à Huawei se negociações comerciais avançarem


Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro dos EUA
Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro dos EUA

O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse neste domingo, 9, que o Presidente Donald Trump pode aliviar restrições dos EUA à Huawei se houver progresso na disputa comercial com a China - mas que sem um acordo Washington vai manter tarifas para reduzir seu déficit.

“Acho que o que o presidente está a dizer é que, se avançarmos no comércio, talvez ele esteja disposto a fazer certas coisas sobre a Huawei, se ele tiver garantias da China”, disse Mnuchin. “Mas estas são questões de segurança nacional.”

Washington impôs e depois endureceu tarifas de importação sobre produtos chineses numa tentativa de reduzir o déficit comercial dos EUA e combater o que chama de práticas comerciais desleais.

O governo dos EUA também acusou a gigante de telecomunicações chinesa de espionagem e roubo de propriedade intelectual, alegações que a Huawei Technologies, uma fornecedora líder na tecnologia de próxima geração 5G, nega.

Washington colocou a Huawei numa lista negra que proíbe empresas americanas de fazer negócios com a empresa chinesa, e pressionou seus aliados a também bloquear a Huawei, argumentando que a companhia poderia usar a sua tecnologia para realizar espionagem para Pequim.

Mnuchin disse que os Estados Unidos estavam preparados para chegar a um acordo com a China, mas também para manter as tarifas, se necessário.

“Se a China quiser avançar com o acordo, estamos preparados para avançar nos termos que fizemos. Se a China não quiser avançar, então o Presidente Trump está perfeitamente feliz em avançar com as tarifas para reequilibrar o relacionamento”, disse Mnuchin.

Comentando sobre um acordo de imigração entre o México e os Estados Unidos, Mnuchin disse acreditar que o México cumprirá os seus compromissos, mas acrescentou que Trump “reserva-se o direito” de impor tarifas se os compromissos não forem cumpridos.

Donald Trump publicou no Twitter no sábado que “o México vai se esforçar muito e, se eles fizerem isso, esse será um acordo muito bem-sucedido entre os Estados Unidos e o México”.

XS
SM
MD
LG