Links de Acesso

Donald Trump visita o Reino Unido com expectativa de sucesso e críticas aos seus opositores


Presidente americano no Palácio de Buckingham Palace

O Presidente americano Donald Trump, iniciou uma visita de Estado ao Reino Unido nesta segunda-feira, 3, e se encontrou com a rainha Elizabeth 2ª no Palácio de Buckingham, mas a viagem possa ser ofuscada pelas opiniões sobre o Brexit, o novo líder britânico e uma crise de segurança a respeito da chinesa Huawei.

Trump e a primeira--dama, Melania, chegaram de helicóptero e foram recebidos pelo príncipe Charles e sua esposa, Camilla, antes do encontro com a monarca.

Durante a visita de 3 a 5 de Junho, a família Trump será recebida com toda a sunptuosidade da realeza britânica, inclusive um jantar formal com a rainha Elizabeth, chá com o príncipe herdeiro Charles, ainda hoje, e uma visita à Abadia de Westminster, a igreja da coroação dos monarcas ingleses há mil anos, também nesta segunda-feira.

Entretanto, afirmações de Trump antes da chegada a Londres fazem uma agenda paralela.

Trump elogiou o candidato à sucessão da primeira-ministra, Theresa May, Boris Johnson, que é mais radical equanto o Brexit.

“Anseio em ser um grande amigo do Reino Unido, e anseio muito por esta visita”, escreveu no Twitter Trump minutos antes de o avião presidencial Força Aérea Um pousar em Londres.

O Presidente usou a mesma mensagem para criticar o presidente da cidade de Londres, Sadiq Khan, assumidamente contra Trump e que ele descreveu como um “grande perdedor”.

O Reino Unido espera que a visita consolide o chamado relacionamento especial entre os países e crie uma plataforma para um acordo comercial pós-Brexit, que Trump disse poder ser trabalhado no futuro próximo.

Para terça-feira, quando Trump encontra-se com May e empresários, está prevista uma grande manifestação no centro de Londres, com os protestantes a prometerem um “baby blimp”, um balão de seis metros que representa Trump de fralda e um telemóvel na mão.

À noite, Presidente americano oferece um jantar de agradecimento na residência do Embaixador, no qual o príncipe Carlos vai participar em nome da rainha.

Na quarta-feira, Trump, a Rainha, o príncipe Carlos e outros chefes de Estado ou de Governo participam num evento comemorativo em Portsmouth, no sul de Inglaterra do 75.º aniversário do desembarque do Dia D das forças aliadas que contribuiu para a derrota da invasão nazi na II Guerra Mundial.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG