Links de Acesso

México aceita tomar medidas para combater imigração ilegal para os EUA


Imigrantes ilegais apreendios por guarda fronteriço americano
Imigrantes ilegais apreendios por guarda fronteriço americano

Os Estados Unidos e o México alcançaram um acordo sobre o controlo da imigração ilegal, mas entidades oficiais americanas dizem que o Presidente Donald Trump mantém a opção de impor tarifas alfandegarias se o México não respeitar o acordo.

O México concordou em enviar forças de segurança para a sua fronteira sul e combater os traficantes de pessoas para tentar impedir a entrada de imigrantes ilegais vindos da América Central a caminho dos Estados Unidos.

O México concordou também em acolher aqueles que pedem asilo nos Estados Unidos enquanto os seus processos são analisados em território americano algo que pode demorar meses.

Tarifas de Trump ao México geram reacções
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00

O mês passado mais de 130.000 imigrantes ilegais chegaram à fronteira sul dos Estados Unidos levando o Presidente americano a ameaçar impor tarifas alfandegárias de 5% se o México não tomasse medidas para impedir isso, com a ameaça dessas tarifas poderem aumentar até 25%.

O Secretário do tesouro americano Steve Mnuchin disse à agência Reuters que as tarifas serão impostas se o México não cumprir o acordado.

XS
SM
MD
LG