Links de Acesso

Cientistas internacionais debatem saúde pública em Maputo


Cientistas internacionais debatem saúde pública em Maputo
Cientistas internacionais debatem saúde pública em Maputo

Troca de experiências no sentido de aumentar os cuidados de saúde e os dados do sistema de vigilância demográfica, para travar doenças como a malária, tuberculose e diareias

Cerca de 300 cientistas e pesquisadores de saude, em representação de 42 centros mundiais estão reunidos, em Maputo,para trocar experiências no sentido de aumentar os cuidados de saúde e os dados do sistema de vigilância demográfica, para travar doenças como a malária, tuberculose e diareias, que em Moçambique, são a causa principal de 60 por cento das mortes.

São as chamadas doenças de saúde pública que,apesar de serem, na sua maioria, de fácil prevenção ou tratamento,quando diagnosticadas a tempo, continuam a fazer milhares de vítimas por ano.

A rápida propagação e transformação em epidemias,levou o presidente da República, Armando Guebuza, a lançar um apelo aos cientistas reunidos em Maputo para priorizarem uma maior coordenação e troca de resultados das pesquisas,por forma a obterem melhores resultados nos esforços para a sua contenção.

A conferência é organizada pelo Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, uma instituição do governo moçambicano,que tem estado activamente envolvido na procura da vacina contra a malária.

O encontro,cuja duração é de quatro dias,vai terminar com a adopção de recomendações e estratégias a serem seguidas para melhorar o combate às principais doenças que afectam os chamados Países em Desenvolvimento.

XS
SM
MD
LG