Links de Acesso

ONU faz 66 anos com novos desafios pela frente


ONU faz 66 anos com novos desafios pela frente
ONU faz 66 anos com novos desafios pela frente

Em 2011 os objectivos mantêm-se, mas, os tempos mudaram pondo em destaque a capacidade de adaptação da ONU a novos desafios.

A Organização das Nações Unidas, ONU, assinala neste mês de Outubro o sexagésimo sexto aniversário da sua criação.

Objectivos: manter a paz mundial, proteger os direitos humanos, promover o desenvolvimento económico e social, estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os estados soberanos.

Em 2001 os objectivos mantêm-se, mas, os tempos mudaram pondo em destaque a capacidade de adaptação da ONU a novos desafios.

As Nações Unidas foram oficialmente fundadas a 24 de Outubro de 1945, em São Francisco na Califórnia, por 51 países logo a seguir ao termo da segunda guerra mundial.

A primeira Assembleia Geral realizou-se a 10 de Janeiro do ano seguinte em Londres, mas, a organização ficou sedeada na cidade americana de Nova Iorque.

A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade das Nações, uma organização concebida em circunstâncias semelhantes durante a primeira guerra mundial e estabelecida em 1919 em conformidade com o Tratado de Versalhes,”para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança”.

Actualmente as Nações Unidas têm 192 estados membros. A organização tem por objectivos manter a paz mundial, proteger os direitos humanos, promover o desenvolvimento económico e social, estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os estados soberanos.

O antigo ministro dos negócios estrangeiros português e ex-representante permanente de Portugal junto das Nações Unidas, embaixador António Monteiro recordou`à "Voz da América" as circunstâncias que levaram à génese da ONU.

António Monteiro, um diplomata português que conhece as Naçõs Unidas como a palma da sua mão chegando a presidir ao Conselho de Segurança durante os dois anos em que representou Portugal naquele organismo vital da ONU.

Apesar dos objectivos continuarem fiéis à carta da constituição da organização , não foi preciso esperar muitos anos para se perceber que as Nações Unidas tinham que demonstrar uma grande capacidade de adaptação para fazer frente a um Mundo em rápida mudança tal como aconteceu com a formação dos dois blocos que levaram a décadas de confrontação Leste-Oeste.Salientou o diplomata português António Monteiro recordando as circunstâncias que levaram à criação das Nações Unidas há 66 anos.

Amanhã, no prosseguimento da nossa série sobre o sexagésimo sexto aniversário da ONU falaremos da participação da organização nas operações de manutenção da paz através do Mundo.

XS
SM
MD
LG