Links de Acesso

Manifestantes presos em Calundula vão ser libertados


e Unica via de acesso a Calundula
e Unica via de acesso a Calundula

Três activistas condenados recentemente pelo tribunal de Cacuso em Malanje a 15 dias de prisão deverão ser soltos Quarta-feira depois de familiares terem pago o montante em falta para a taxa de justiça.

Situação social em Calandula - 1:41
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00


A pena foi cumprida na Segunda feira mas os activistas não tinham sido libertados pela fata lde pagamento desse montante.

Os mandatos de soltura já foram emitidos eos três activistas devem ser libertados do Estabelecimento Penitenciário da Damba, em Mucari, município de
Malanje.

Os três activistas Hermenegildo José Victor, Félix Francisco Muondo e Vieira Moisés Francisco do município de Calandula, foram presos depois de tentarem manifestar se contra a administração local.

A mãe do activista Hermenegildo Victor do município de Calandula, Suzana Joaquim, disse está segunda-feira,11, que a detenção do seu filho no dia 27 de Outubro e de outros dois manifestantes foi injusta.

Os habitantes de Calandula clamam pelos principais serviços sociais básicos, como água potável, energia eléctrica, medicamentos nas unidades sanitárias da sede e comunas e empregos.

"Não temos água aqui, medicamentos nada, , o municiono está podre", lamentou.

O munícipe Carlos Gaspar admite haver morosidade no atendimento no Hospital Municipal.

Carlos Gaspar
Carlos Gaspar

"Aqui tem havido muita amorosidade no atendimento, não atendem o paciente como deve ser", disse.

Calandula dista a 85 quilómetros da cidade de Malanje, com potencial turístico e rios que deveriam proporcionar novos postos de trabalho para a juventude.

Administrador Pedro Sebastião Dembué
Administrador Pedro Sebastião Dembué

O administrador local, Pedro Dembué, disse que as autoridades locais muito poderiam fazer para minimizar as dificuldades, mas a crise económico-financeira condiciona os programas em carteira.

"Muito do que nós nos propusemos fazer aqui ligado à educação, saúde, estradas, vias de acesso (...), poderá não ser alcançado por influencia deste comportamento da nossa economia", afirmou

.

XS
SM
MD
LG