Links de Acesso

Malásia: Asa encontrada na Ilha Reunião é do avião misteriosamente desaparecido em 2014


Primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak
Primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak

A asa encontrada numa praia da Ilha Reunião, no Oceano Índico, é do avião da Malaysia Airlines, desaparecido misteriosamente em Março de 2014, fazendo o voo MH370.

A confirmação foi dada quinta-feira, 06 de Agosto, (horário da Malásia), pelo primeiro-ministro daquele país, Najib Razak. O pedaço foi descoberto semana passada.

"Quinhentos e quinze dias depois do desaparecimento do avião, com uma pesada dor no coração, informo que uma equipa de especialistas internacionais confirma que os restos de avião encontrados na Ilha Reunião são de facto do MH370,” disse Razak.

A companhia aérea malaia emitiu um comunicado dizendo aos familiares e amigos das 239 vítimas do MH370 que espera encontrar mais objectos que possam clarificar o misterioso desaparecimento do avião.

Mas especialistas em Paris, onde a asa foi enviada, não estão ainda prontos para confirmar se a peça em análise é do avião desaparecido. Um procurador francês disse que há uma “forte suposição” que seja do MH370, mas carece de confirmação.

Especialistas apreciam o pedaço encontrado na praia de Saint-Andre, Ilha Reunião.
Especialistas apreciam o pedaço encontrado na praia de Saint-Andre, Ilha Reunião.

​Familiares dos passageiros dizem que um pedaço da asa não é suficiente para fechar o caso. Outros dizem que há ainda questões não respondidas e pedem que seja encontrado todo o avião.

A Ilha Reunião, parte da França, localiza-se no Oceano Índico, entre Madagáscar e Maurícias, milhares de quilómetros do local onde o Boeing 777 desapareceu dos radares, quando fazia o trajecto Kuala Lumpur-Pequim, em Março de 2014.

Investigadores fizeram buscas no Oceano Índico, próximo da Austrália, e nada encontraram. Teorias sobre o desaparecimento do MH370 incluem o mau tempo, sequestro ou uma acção deliberada do piloto de despenhar. Nada foi conclusivo.

XS
SM
MD
LG