Um festival de música na capital da Malásia foi cancelado, no sábado, depois de dois integrantes masculinos de uma banda britânica se beijaram no palco, desafiando as leis anti-LGBT do país.
Durante uma apresentação no Good Vibes Festival, na sexta-feira, Matty Healy, vocalista do The 1975, fez um discurso carregado de palavrões antes do beijo.
"Eu cometi um erro. Quando estávamos a agendar shows, eu não estava a olhar para isso", disse ele. "Não vejo sentido (palavrão) em convidar The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo."
Healy então beijou o baixista Ross McDonald.
Não muito depois disso, Healy interrompeu a apresentação da banda e anunciou: “Tudo bem, temos que ir. Acabamos de ser banidos de Kuala Lumpur, até logo."
Num tweet no sábado, o ministro das Comunicações da Malásia, Fahmi Fadzil, anunciou o “cancelamento imediato” do festival, que estava originalmente programado para durar até domingo.
O ministro criticou as “ações e declarações muito rudes” da banda, acrescentando que não haveria “nenhuma concessão para qualquer parte que desafie, viole ou menospreze a lei malaia”.
Ele também pediu aos organizadores do festival que encontrem uma maneira de compensar os que compraram ingressos para o festival.
Homossexualidade é crime na Malásia.
Em 2019, Healy fez algo parecido em Dubai ao beijar um fã em palco onde a homossexualidade também é crime.
Fórum