Links de Acesso

Lubango: Eventuais da administração municipal sem salários há 27 meses


Administração reconhece dívida e diz que assunto está a nivel do Governo central

Mais de duas centenas de trabalhadores eventuais da Administração Municipal do Lubango reclamam mais de dois anos de salários em atraso.

Agastados com o arrastar da situação de 27 meses sem ordenados, os lesados dirigiram cartas a várias instituições, passando pelo Governo e tribunais locais, até ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, (MAPTSS).

Trabalahdores da administração do Lubango com salários em atraso - 1:32
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:32 0:00

Um dos trabalhadores descontentes que preferiu falar sob anonimato, pede que se faça justiça e acusou a entidade empregadora de estar a despedir pessoal com vários salários por receber.

“Nós perdemos tempo na administração. A Administração é o aparelho do Estado, se a pessoa que trabalha numa casa particular tem o cabaz tem o subsídio como é que a administração faz arranjos não paga salários e despede?”, questiona a fonte sob anonimato.

“Nós precisamos que os salários sejam pagos as indemnizações e as pessoas com idade de reforma irem para a reforma porque é assim que se faz”, acrescentou a mesma fonte.

A Administração Municipal do Lubango reconhece falhas na gestão do processo e legitimidade das reivindicações dos 220 trabalhadores cuja dívida ascende os 103 milhões de Kwanzas.

O administrador municipal do Lubango, Armando Vieira, garante que os vencimentos atrasados serão pagos num processo que já é de domínio das autoridades centrais.

“Este assunto já é do conhecimento do ministro do MAPTSS a qualquer momento isto terá um desfecho", garantiu Vieira.

A VOA apurou que a comissão dos trabalhadores eventuais chegou a um acordo com a entidade empregadora para a reintegração dos funcionários em idade activa, mediante a celebração de novos contratos e a negociação a contento das partes sobre os funcionários em idade de reforma.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG