Links de Acesso

Karim Benzema, Bola de Ouro 2022


Karim Benzema, Bola e Ouro 2022
Karim Benzema, Bola e Ouro 2022

O francês Karim Benzema foi eleito o melhor jogador do Mundo pela revista France Football e recebeu a Bola de Ouro de 2022, aos 34 anos, depois de ter conquistado o campeonato espanhol, a Champions League, a Supertaça Espanhola e a Supertaça Europeia.

A escolha da tradicional revista francesa colocou, nesta segunda-feira, 17, o 9 do Real Madrid à frente do senegalês Sadio Mané, actualmente no Bayern de Munique, e do belga De Bruyne, do Manchester City.

Ao intervir depois de receber o troféu das mãos do também francês Zinedine Zidane, seu antigo técnico, Benzema destacou o seu trabalho e seus ídolos.

"Estou pensando de quando era pequeno, de todo trabalho, que nunca deixei de fazer. Era sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e depois tive a toda motivação na minha vida: Zidane e Ronaldo", disse Benzema, aponto aos ex-jogadores, presentes na cerimónia.

Ele reconheceu ter trabalhado muito e desafiou os mais novos a não largar os seus sonhos.

“Treinar sempre mais e sempre manter esse sonho na nossa cabeça. Tudo é possível. Houve momentos difíceis para mim. Você não olha somente o lado bom. Mas esse período em que não estive na seleção e não deixei nada. Treinei sempre. "Tenho muito orgulho do meu percurso", declarou.

Vencedores dos prémios da France Footbal 2022
Vencedores dos prémios da France Footbal 2022

Além dos três do pódio, o “top ten” foi integrado ainda por Lewandowski, Salah, Mbappé, Courtois, Vini Jr., Modric e Haaland.

Com o prémio de hoje, a França agora é o país com mais Bolas de Ouro, da revista francesa, ao lado da Argentina, sete.

Antes de Benzema, Raymond Kopa (1958), Platini (1983, 1984 e 1985), Papin (1991) e Zidane (1998) também foram franceses premiados.

Messi ganhou sete troféus.

O prémio não tem qualquer vínculo com a Fifa, que vai realizar a sua própria premiação depois do Mundial do Qatar, na qual apresentará The Best.

Outros vencedores

Noutras categorias, a espanhola Alexia Putellas ganhou pela segunda vez a Bola de Ouro no feminino, depois de, no ano passado, ela ter superado a concorrência de nomes como a inglesa Beth Mead e a australiana Sam Kerr.

Ela, assim, se torna a maior vencedora da história troféu, criado em 2018, sendo a única com duas vitórias.

O belga Thibaut Courtois foi eleito o melhor guarda-redes do Mundo e conquistou o o Troféu Yashin, que prestigia o antigo guarda-redes russo, conhecido por "aranha negra".

Na categoria de jogador mais jovens, o espanhol Gavi, de 18 anos, do Barcelona, levou o Troféu Kopa 2022, enquanto Robert Lewandowski, do Barcelona, recebeu o Prémio Gerd Müller 2022, para melhor marcador.

O técnico italiano do Real Madrid ganhou naturalmente o troféu de melhor treinador e Manchester City de melhor equipa.

Fórum

XS
SM
MD
LG