Links de Acesso

Julgamento de Trump começa no Senado com duro embate ideológico e jurídico


Mitch McConnel, republicano, e Chuck Schumer, democrata

O Presidente americano começa a ser julgado pelo Senado na tarde desta terça-feira, 21, depois de a Câmara dos Representantes ter aprovado em Dezembro o processo de impugnação por abuso de poder e obstrução ao Congresso.

Donald Trump é acusado de ter pedido ao Governo da Ucrânia para investigar a família do seu adversário político Joe Biden e de obstrução ao Congresso por tentar impedir depoimentos ao Legislativo e recusar entregar documentos.

O julgamento no Senado será um duro combate ideológico entre republicanos e democratas.

Na primeira sessão do julgamento, os senadores devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive se testemunhas serão convocadas ou não para depor.

A convocação de testemunhas exigida pelo Partido Democrata influenciará directamente na duração do julgamento e no curso dos trabalhos.

A seguir, haverá uma fase de declarações do comité de acusação e da equipa de defesa de Trump.

Senadores poderão submeter perguntas por escrito ao comité de acusação e os advogados de defesa, que responderão em voz alta, e, segundo a programação, esta fase deve durar de uma a duas semanas.

A duração do julgamento ainda não foi definida e depende, em grande parte, da decisão sobre a convocação ou não de testemunhas.

No sábado, 18, os deputados do Partido Democrata entregaram a sua acusação, enquanto na segunda-feira, 20, os advogados de Trump apresentaram a sua defesa.

Os advogados do Presidente consideraram que o processo é "falso" e que o objectivo dos democratas "nunca foi buscar a verdade".

Com a maioria do Senado em poder dos republicanos e sendo necessários dois terços dos senadores para que a impugnação seja aprovada, observadores são unânimes em dizer que o Presidente Trump será absolvido.

Impugnação nos EUA - Quantos Presidentes já passaram pelo processo?
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:48 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG