Links de Acesso

Impugnação: Trump chama "pesos pesados" para a sua defesa no Senado


Donald Trump enfrenta impugnação
Donald Trump enfrenta impugnação

O Presidente Donald Trump juntou à sua equipa legal mais dois nomes com bastante peso para a sua defesa no julgamento de impugnação no Senado, o antigo juiz e procurador Ken Starr, que abriu caminho para a impugnação de Bill Clinton em 1998 e o advogado Alan Dershowitz,

A equipa de defesa do Presidente americano vai ser liderada pelo conselheiro da Casa Branca, Pat Cipollone, e pelo advogado privado de Donald Trump, Jay Sekulow, informou a Casa Branca.

Impugnação nos EUA - Quantos Presidentes já passaram pelo processo?
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:48 0:00

O julgamento de impugnação no Senado, controlado pelo Partido Republicano, vai começar na terça-feira, 21, e vai determinar se Trump deve ser removido ou não da Presidência.

Espera-se que Trump seja absolvido pelo Senado, uma vez que nenhum dos 53 senadores republicanos demonstrou apoio para a sua remoção da Casa Branca.

Para tal seriam necessários dois terços do Senado, o que não se vislumbra como possível.

De forma reiterada, Trump negou má conduta e chamou o processo de impugnação de farsa.

Quem são Starr e Dershowitz

Ken Starr é um antigo juiz federal, que trabalhou para o Ministério de Justiça durante a administração do Presidente republicano George H.W. Bush.

A investigação de Ken Starr sobre as relações entre o Presidente Bill Clinton e a estagiária Monica Lewinsky esteve na base da impugnação de Clinton, acusado de perjúrio e obstrução à justiça.

O Senado absolveu Clinton, em 1999, apesar de Starr ter recomendado a impugnação com 11 argumentos.

Alan Dershowitz foi professor de Direito em Harvard e fez parte da chamada "Dream Team" (Equipa de Sonho) de advogados que ganhou a absolvição, em 1995, do então famoso jogador de futebol americano, O.J. Simpson, acusado de ter morto a sua mulher e um amigo dela.

Na lista de clientes de Alan Dershowitz esteve também o pugilista Mike Tyson.

XS
SM
MD
LG