Links de Acesso

José Filomeno dos Santos não pediu demissão, diz o Fundo Soberano


José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos

Nota desmente informações postas a circular em Luanda e nas redes sociais que ele teria entregue a carta de demissão

O Fundo Soberano de Angola negou em comunicado nesta sexta-feira, 17, que o presidente do Conselho de Administração, José Filomeno dos Santos, tenha pedido a demissão.

Desde quarta-feira, nos círculos políticos em Luanda e nas redes sociais comenta-se que Santos teria colocado o lugar à disposição depois que a irmã, Isabel dos Santos, foi afastada da Sonangol pelo Presidente João Lourenço

“O Fundo Soberano de Angola vem por este meio declarar que tais rumores são completamente falsos”, responde a instituição, em comunicado.

No mesmo documento são destacados, contudo, os “esforços e recursos” colocados pela equipa do FSDEA “para estabelecer uma instituição com uma estrutura de governança sólida capaz de implementar a política de investimento definida pelo Governo angolano”.

A nota ainda lembra que os resultados financeiros de 2016, auditados pela Deloitte & Touche, indicam que o Fundo atingiu um resultado líquido, de 44 milhões de dólares, o que aconteceu pela primeira vez.

“Após menos de quatro anos de actividade de investimento, esta conquista é considerada como o resultado de decisões prudentes de investimento e retornos positivos dos investimentos nos setores da agricultura e infraestrutura”, enfatiza o comunicado.

O FSDEA gere activos do Estado no valor de 5.000 milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG