Links de Acesso

Oposição recebe com naturalidade demissão de Isabel dos Santos


Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

Deputado do MPLA diz tratar-se de um acto administrativo normal que não visa humilha a filha de José Eduardo dos Santos

Os partidos da oposição em Angola reagiram com naturalidade à exoneração de Isabel dos Santos do cargo de presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

Partidos reagem à demissão de Isabel dos Santos -2:46
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:46 0:00

Enquanto para a UNITA, é uma medida que não surpreende, para a CASA-CE João Lourenço ainda não tomou nenhuma medida económica de fundo.

O deputado do MPLA, João Pinto, classifica a decisão como normal.

O porta-voz da UNITA Alcides Sakala diz ser uma medida que não surpreende o seu partido pelo facto de João Lourenço estar a levar a cabo um conjunto de reforms para constituição de seu grupo de trabalho.

“Ele vem tomando medidas que visa organizar a sua equipa de trabalho”, comentou.

Lindo Bernardo Tito, porta-voz da CASA-CE, entende que Lourenço ainda não tomou qualquer medida económica com influencia social, mas apenas actua em meras exonerações e nomeações não fugindo da linha de José Eduardo dos Santos.

“João Lourenço ainda não tomou qualquer medida económica ou política com influência social, apenas está a exonerar e devemos ver que a pessoa que foi nomeada é alguém que já estava lá, será que vai deixar as práticas erradas que fez?” questiona, acrescentando que "os aplausos são pela forma como ela foi nomeada”.

Entretanto, para o deputado do MPLA, João Pinto, a exoneração de Isabel dos Santos da presidência do Conselho de Administração da Sonangol, é “um acto administrativo normal que compete ao Presidente da República e não serve para achincalhar ou humilhar Isabel dos Santos”.

A exoneração de Isabel dos Santos foi decretada nesta quarta-feira, 15, e com ela caiu todo o Conselho de Administração.

O novo PCA é Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira, demitido da Sonangol e até agora secretário de Estado dos Petróleos.

XS
SM
MD
LG