Links de Acesso

John Kerry : Tentar equilíbrio entre a protecção e a privacidade dos cidadãos


Secretário de Estado John Kerry
Secretário de Estado John Kerry
O secretário de estado norte-americano John Kerry debateu na Polónia o escândalo sobre a espionagem e as iniciativas para por termo à guerra civil na Síria.

Kerry afirmou que a administração Obama acolhe com agrado a oportunidade de debater as preocupações colocadas com as revelações das escutas efectuadas pelos Estados Unidos com os aliados europeus, no sentido de tentar um equilíbrio entre a protecção e a privacidade dos seus cidadãos.

Futuro para a Síria
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00
Faça o Download

O ministro dos Estrangeiros polaco Radoslaw Sikorski indicou ter concordado com John Kerry numa cooperação mais próxima entre os serviços de recolha de informação.

Falando através de um tradutor Sikorski indicou ser vital assegurar que os direitos e as regras se conformem com o progresso tecnológico para que os cidadãos se sintam seguros e as alianças não sejam ameaçadas.

Sikorski e Kerry debateram igualmente as iniciativas para por termo à guerra civil na Síria, tendo o ministro dos estrangeiros polaco sublinhado que a única solução passa por um acordo negociado.

Pensamos ser esta a ultima oportunidade, a ultima hipótese para a Síria e os cidadãos Sírios, precisou Sikorski.

A agência de notícias Síria citava entretanto o ministro da Informação al-Zohbi referindo que o governo do presidente Bashar al-Assad não irá participara nas conversações sobre um governo de transição, se as conversações se destinarem a remover o presidente do poder.

Os grupos da oposição síria recusam-se a juntar-se às conversações a menos que o presidente aceite deixar o poder.

Kerry indicou que Assad perdeu toda a legitimidade, mas que ainda assim espera que o governo de Damasco participe nas conversações.

Kerry afirma esperar que o governo sírio, bem como os Russos e os Iranianos que apoiam o regime sírio assegurem que o regime de Damasco cumpra a obrigação de se apresentar em Genebra para negociar uma solução pacífica para o conflito.

Responsáveis Americanos e Russos reúnem em Genebra com o enviado da ONU e da Liga Árabe Lakdar Brahimi para preparar as conversações.
XS
SM
MD
LG