Links de Acesso

João Lourenço: "Mimoso" que nasceu em Canata


Moradores de Canata aguardam melhores dias
Moradores de Canata aguardam melhores dias

Moradores do bairro onde nasceu o PR esperam "o milagre" do desenvolvimento

O novo Presidente de Angola, João Lourenço, de 63 anos de idade, parece ‘’condenado’’ a resolver os problemas da Canata (Lobito, província de Benguela), o bairro que o viu nascer, que testemunha o ressurgir da notoriedade de outrora por força dos resultados eleitorais.

João Lourenço o "mimoso" e canata - 2:32
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

A falta de energia e os buracos que obstruem os acessos são dois dos vários problemas que afligem o Sagrado Coração de Jesus, parte do chamado Lobito Velho.

São tão angolanos como os milhões de cidadãos que procuram ver eliminados os problemas da ‘Angola real’, inúmeras vezes retratados na comunicação social.

Canata, Benguela
Canata, Benguela

Agora, a legitimidade destes munícipes parece reforçada, já que que as suas preces´ são provenientes do berço do homem que dirigirá o país nos próximos cinco anos.

Esperança em melhores dias

As analogias valem o que valem, mas houve quem tivesse olhado para a requalificação do Sambizanga (Luanda), o bairro do líder cessante, José Eduardo dos Santos, como uma espécie de corrente de força.

Das valas de drenagem obstruídas às águas paradas, passando pelo lixo e falta de energia e água, os nossos entrevistados falam em debilidades com fortes reflexos no modo de vida.

“Não há saneamento básico, as estradas estão degradadas, a energia não está boa, tal como a água. Não temos esgotos, a praça da Canata precisa de reabilitação, as escolas também não estão em condiçoes e os jovens estão sem emprego. Como competente, deve combater a inflação’’, conclui um morador, ao passo que outro afirma que “o Presidente deve acelerar o processo porque estamos a passar mal’’.

"Mimoso"

Administração Comunal de Canata
Administração Comunal de Canata

Quem está a par do passado, dos tempos em que João Lourenço era tratado de ‘‘mimoso’’, antes da viagem para o Bié por força do contexto político, acredita na “correcção do que está mal’’.

“Espero que tudo que ele falou seja cumprido. Assim será, tudo vai melhorar. Fez um bom trabalho enquanto comissário, acho que fará melhor ainda’’, refere o regedor comunal de Camata
António Júnior, que lembra o facto de Lourenço ter saído muito cedo, ao lado dos irmãos Yano e a Bacana.

João Lourenço: "Mimoso" que nasceu em Canata
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00

‘’Ele era tratado de ‘mimoso’, obedecia aos pais e fazia o bem aos vizinhos’’, argumenta Júnior.

No Moxico e em Benguela, João Lourenço teve como secretário e director de gabinete Dinexa Dessai, 78 anos de idade, 12 dos quais passados ao lado do Presidente eleito.

“Posso dizer que foi humilde e honesto comigo, o trabalho era feito com zelo. Há um ditado que diz que ‘vontade vence metade’, por isso digo que todos nós, juntos a trabalhar, fazemos Angola crescer’’, explica Dessai

Da Canata, termo que vem de ‘’Onata’’ (lama) em língua nacional Umbumdu, à Presidência da República, João Lourenço tomou posse hoje.

João Lourenço, da Canata para a Cidade Alta
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

XS
SM
MD
LG