Links de Acesso

Discurso de João Lourenço: das promessas de campanha a compromissos de um Presidente

  • Coque Mukuta

João Lourenço

Analistas tentam antever discurso do novo Presidente angolano

João Lourenço fará nesta terça-feira, 26, o seu primeiro discurso como Presidente angolano mas, até agora, desconhecem-se o teor da sua intervenção e a estrutura e composição do Governo.

Lourenço irá falar frente a cerca de 30 chefes de Estado e de Governo e mais de mil convidados, numa cerimónia em que receberá o poder de José Eduardo dos Santos.

Aguarda-se que ele se alinhe pelas promessas que fez durante a campanha eleitoral.

Para o analista Agostinho Sikato, espera-se reconfirmação das suas palavras na campanha eleitoral, mas mais do que discurso quer uma governação diferente.

“Tem de se empenhar igualmente na luta pela corrupção, criminalidade, todos estão à espera que João Lourenço seja diferente e seja diferente pela positiva”, sublinhou.

Opinião semelhante tem o também analista Fernando Pedro Gomes, para quem João Lourenço não trará nada de novo se não confirmar o que disse no período eleitoral.

Caso contrário, alertaGomes, o novo presidente “fica refém ao programa do MPLA”.

Entre os convidados estão os presidentes do Egipto, África do Sul, Portugal, Gana, Cabo Verde,Costa do Marfim, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Zâmbia, República do Congo, RDC, Uganda, Guiné-Equatorial, bem como os vice-primeiros-ministros da India e do Zimbabwe, Eiópia, Chade, Cuba, China e República Centro-Africana.

São esperados, ainda, o enviado especial do secretário-geral das Nações, o antigo presidente da Namíbia, Sam Nujoma e o antigo Comissão da União Europeia, Durão Barroso.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG