Links de Acesso

Isaac dos Anjos garante que fica em Benguela até às eleições


Isaac dos Anjos
Isaac dos Anjos

Governador de Benguela diz não ser verdade criação de comissão para o susbstituir

O governador de Benguela nega que esteja a ser criada uma comissão de gestão para conduzir os destinos da província até às eleições, a 23 de Agosto, mas admite que existem no seu partido problemas internos à espera de soluções.

Isaac dos Anjos, igualmente primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA, falou com a VOA na sequência das notícias que dão como certa a sua exoneração.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

Num contacto telefónico de quase 10 minutos, não gravado, Dos Anjos afirmou que as notícias são ‘’uma verdadeira especulação’’ e garantiu que só daqui a quatro meses, ou seja após o pleito eleitoral, será conhecido o seu futuro.

Sem pretender abordar na praça pública problemas internos, já que não tem memória de uma situação idêntica a nível do partido e da administração pública, prometeu trabalhar em nome da coesão.

‘’Estarei aqui até Agosto, disposto a ajudar o MPLA a vencer as eleições. Veremos o que acontece depois, quando forem conhecidos os resultados’’, garantiu o governante.

Os problemas internos a que se refere Isaac dos Anjos trouxeram a Benguela o secretário-geral do MPLA e o chefe do grupo de acompanhamento para a província, Paulo Kassoma e João Martins, respectivamente.

Fontes bem posicionadas dizem que foi pedido ao primeiro secretário do Comité Provincial ‘’contenção verbal’’ nas intervenções, sendo certo que a oposição pode tirar dividendos.

‘’Sou o primeiro a criticar a Administração Geral Tributária (AGT), já que está a ‘atrofiar’ o pouco resíduo empresarial com multas pesadíssimas. Se não formos nós a falar, só porque somos do MPLA, o povo não fala, nem os nossos adversários falam. Falo já agora, para que ninguém mais aborde o assunto na altura das eleições’’, salientou o governador.

Antes das críticas à política tributária, Dos Anjos utilizou, numa entrevista à Rádio Ecclésia, um adjectivo que caiu mal em certos segmentos da sociedade de Benguela.

Tanto é que o empresário Adérito Areias solicitou ao governador um pedido de desculpas, no que viria a provocar um clima de tensão no Comité Provincial.

‘’Só os benguelenses, com a sua visão crítica permanente, não conseguem olhar para as coisas boas que se fazem aqui. São críticas que os fazem melhorar na sua eficiência de ser mujimbeiros, é este o problema’’, considerou Dos Anjos.

Contactado pela VOA, João Martins, citado pelo jornal Chela Press como sustentáculo político da suposta comissão de gestão, limitou-se a responder que não trata de público questões que desconhece.

XS
SM
MD
LG