Links de Acesso

EUA: Irene Coloca Costa Leste em Alerta


Seorang tentara NATO berjalan dengan kaki palsu menuju helikopter, setelah upacara serah terima keamanan dari pasukan NATO kepada pasukan Afghanistan di luar ibukota Kabul.
Seorang tentara NATO berjalan dengan kaki palsu menuju helikopter, setelah upacara serah terima keamanan dari pasukan NATO kepada pasukan Afghanistan di luar ibukota Kabul.

Autoridades em algumas áreas já evacuaram residentes e turistas

O presidente Barack Obama pediu aos residentes da zona costeira leste dos Estados Unidos para tomarem precauções agora, quando o poderoso furacão Irene continua a sua caminhada para Norte ao longo da costa. Receia-se que o Irene provoque graves inundações e cortes de energia.

Obama disse esta sexta-feira que tudo aponta para que o furacão Irene se torne numa tempestade “histórica.” Acrescentou que a nação deve estar “preparada para o pior” e apelou aos que receberam ordem de evacuação a fazerem-no.

Os governadores de sete estados – desde a Carolina do Norte a Connecticut – declararam situação de emergência por forma a serem libertados recursos antes do Irene se abater sobre terra, o que se espera para este sábado na Carolina do Norte.

A secretária dos Assuntos Internos, Janet Napolitano, disse esta sexta-feira que as autoridades federais estão a encarar o furacão muito seriamente. Acrescentou que o presidente ordenou que as agências federais disponibilizem os recursos necessários.

O Centro Nacional de Furacões indicou que o Irene perdeu um pouco de força, provocando ventos na ordem dos 175 quilómetros por hora. Os meteorologistas, todavia, acreditam que o furacão voltará a ganhar mais força à sua aproximação da Carolina do Norte.

Foram lançados alertas em quase toda a costa leste americana, e as autoridades em algumas áreas já evacuaram os residentes e os turistas.

Em Nova Iorque, o presidente camarário ordenou a evacuação de hospitais e lares para idosos na zona baixa da cidade.

Aqui em Washington, a ameaça de furacão levou os organizadores das celebrações de dedicação do memorial a Martin Luther King Jr. a adiar os eventos programados para este domingo.

O Irene, um furacão de intensidade de categoria 2 (considerada perigosa) numa escala de 5 deverá fazer-se sentir na zona continental com ventos fortes e fortes inundações, sobretudo porque várias regiões tem já os solos saturados pelas recentes chuvadas.

O Irene é o primeiro furacão a ameaçar seriamente os Estados Unidos nos últimos três anos. Matou uma pessoa à sua passagem por Porto Rico, duas outras na Republica Dominicana e destruiu várias casas nas Bahamas.

XS
SM
MD
LG