Links de Acesso

Eduardo dos Santos: Um presidente de longa duração


José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma
José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma

A nível mundial apenas presidente do Iémen supera dos Santos e Obiang

O derrube de Muammar Gadhafi do poder na Líbia faz com que o Presidente José Eduardo dos Santos de Angola esteja agora no segundo lugar da lista de dirigentes que há mais tempo se encontram no poder em África e também no mundo.

Com efeito Muammar Gadhafi encontrava-se no poder desde 1969 o dirigente que há mais tempo se encontrava no poder em todo o mundo.

Com a queda de Gadhafi Eduardo dos Santos assume agora uma posição cimeira para o título de presidente de mais longa duração em África e no Mundo.

Em África apenas o presidente Teodoro Obiang da Guiné Equatorial está no poder há mais tempo que José Eduardo dos Santos. E é uma luta renhida pela primeira posição pois o chefe de estado da Guiné Equatorial subiu ao poder num golpe de estado em Agosto de 1979 e José Eduardo dos Santos subiu ao poder apenas um mês mais tarde em Setembro de 1979.

Portanto no próximo mês José Eduardo dos Santos completa 32 anos no poder, um número que mesmo em redor do mundo nenhum outro dirigente, aparte Obiang tem o privilégio de ter alcançado e que faz também com que mais de uma geração de angolanos não conheça outro dirigente.

Há contudo um dirigente que esta no poder há mais tempo que Dos Santos e Obiang. Trata-se de Ali Abdullah Saleh do Iémen mas neste caso pode-se argumentar que também não pode competir com os presidentes de Angola e da Guine Equatorial pois o Iémen só foi unificado em 1990 quando Saleh se tornou presidente .

Antes disso contudo tinha sido presidente do Iémen do Norte desde 1978. Assim se considerarmos a sua presidência como começando na chefia do Iémen do Norte Ali Abdullah Saleh bate Eduardo dos Santos e Teodoro Obiang. Se considerarmos o seu mandato só como presidente do Iémen unificado em 1990 fica muito atrás de Eduardo dos Santos e Obiang. Saleh está actualmente na Arábia Saudita depois de uma rebelião em que foi ferido num ataque contra o seu palácio

Há que dizer no entanto que através do mundo há outros dirigentes que estão há mais tampo no poder. Mas são monarcas, e por isso os seus títulos são hereditários.

O sultão do Brunei por exemplo esta no poder desde 1962 mas é um monarca.O sultão de Oman esta no poder desde 1970 mas a sua dinastia está no poder desde 1744.

A rainha de Inglaterra ascendeu ao trono em 1952 herdando também o trono e neste caso os seus poderes são meramente simbólicos.

Em África mais precisamente no vizinho Congo Brazaville o presidente Dennis Sasso Nguesso também subiu ao poder em 1979 mas foi afastado em 1992 para regressar ao poder em 1997. Tem portanto um interregno de cinco anos o que o deixa atrás de José Eduardo dos Santos e do chefe de estado da Guine Equatorial.
No Zimbabwe Robert Mugabe está no poder desde 1980, um sério concorrente.

Ao completar no próximo mês 32 anos de poder José Eduardo dos Santos está ainda longe de estabelecer um recorde.

Esse pertence a Omar Bongo do Gabão que esteve no poder desde 1967 até 2009 quando morreu.

Foram 42 anos no poder sem interrupção mas eventualmente, como Bongo prova, todos têm que deixar o poder. Mesmo que seja por causas naturais.


XS
SM
MD
LG