Links de Acesso

Investimentos americanos deverão aumentar e diversificar em Angola


Governo de Luanda dá prioridade à agricultura e negócios a ela associados

As relações comerciais entre Angola e os Estados Unidos vão-se aprofundar e diversificar, com Luanda a dar prioridade a investimentos em empresas agrícolas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:58 0:00
Faça o Download

Esta é a opinião de diversas entidades contactadas pela VOA após uma reunião aqui em Washington da Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola em que participaram membros do Governo angolano, diplomatas e empresários.

Dr Assis Malaquias
Dr Assis Malaquias

Assis Malaquias, do Instituto de Estudos Estratégicos de África sediado aqui em Washington, disse que a intensificação das relações e a diversificação dos investimentos americanos para além da indústria petrolífera são do interesse dos dois países.

“Angola desempenha um papel extremamente importante para a paz, segurança e desenvolvimento em África”, disse Malaquias para quem Angola “é um parceiro ideal e natural para os Estados Unidos”.

Ministro da Economia Abrahão Gourgel (Foto- João Santa Rita)
Ministro da Economia Abrahão Gourgel (Foto- João Santa Rita)

Para o ministro da economia angolano Abrahão Gourgel a prioridade dos investimentos americanos deve estar virada em primeiro lugar para “o agro-business”.

Outras áreas de particular interesses para os angolanos são os sectores petrolífero e da produção de gás.

Gourgel disse haver outros sectores que podem atrair os investimentos americanos como o mineiro, saúde e energia.

Pedro Godinho da Câmara de Comércio Angola Estados Unidos (Foto João Santa Rita)
Pedro Godinho da Câmara de Comércio Angola Estados Unidos (Foto João Santa Rita)

Por sua vez, Pedro Godinho, da Câmara de Comércio Angola-Estados Unidos, disse que a diversificação dos investimentos estrangeiros já começou e deverá aprofundar-se ainda mais.

No que diz respeito ao sector agrícola Godinho, afirmou que “há já um representante em Angola interessado em dar seguimento aos projectos que possam existir” nessa área.

XS
SM
MD
LG