Links de Acesso

Indonésia: Forte terramoto atinge Java e deixa três mortos


Motociclistas procuram sair do epicentro do terramoto, Java, 16 de Dezembro, 2017.
Motociclistas procuram sair do epicentro do terramoto, Java, 16 de Dezembro, 2017.

Mais de metade de 250 milhões de habitantes da Indonésia vive em Java.

Um terramoto de magnitude 6.5 atingiu a ilha de Java, na Indonésia, pouco antes da meia noite de sexta-feira, e resultou segundo autoridades em três mortes e danos a centenas de edifícios.

O Serviço Geológico dos EUA, citado pela Reuters, afirmou que o epicentro do terremoto foi localizado a uma profundidade de 92 quilômetros e a cerca de 52 quilómetros a sudoeste de Tasikmalaya.

A agência de gestão de desastres naturais da Indonésia informou que o terramoto activou sistemas de alerta de tsunami no sul de Java, levando milhares a evacuarem algumas áreas costeiras, mas nenhum tsunami foi detectado.

Tremores foram sentidos no centro e oeste de Java.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de desastresdisse numa conferência de imprensa, neste sábado, que três pessoas haviam sido mortas, sete feridas e centenas de edifícios danificados, incluindo escolas, hospitais e prédios de governo no oeste e centro de Java.

Dezenas de pacientes tiveram que ser ajudados para saírem de um hospital em Banyumas e receberam abrigo em barracas, disse Nugroho.

A agência de meteorologia e geofísica da Indonésia afirmou que um terramoto de magnitude 5.7 também afectou mais cedo o sul do oeste de Java neste sábado. Ela afirmou que o terramoto não tinha potencial de tsunami.

Em Java, ilha mais densamente povoada da Indonésia, vive mais de metade da população de 250 milhões do país.

XS
SM
MD
LG