Links de Acesso

Independentes da CASA-CE abandonam coligação em Malanje


Carlos Xavier Lucas, antigo secretário provincial em Malanje
Carlos Xavier Lucas, antigo secretário provincial em Malanje

O conflito dentro da CASA-CE envolvendo os chamados independentes e membros de partidos coligados está a agravar-se em Angola.

Em Malanje os independentes foram suspensos de todas as actividades pelo secretário provincial, Carlos Xavier Luís Lucas, ele próprio um independente que com a decisão deixou também exercer o seu cargo.

Malanje - Independentes da CASA demitem-se . 2:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00

Lucas disse que a recente decisão do Tribunal Constitucional de proibir os independentes no seio da CASA-CE de formarem o seu próprio partido está na base da decisão de suspender as actividades dos independentes na coligação.

O ex-secretário provincial revelou que vai realizar-se no fim deste mês em Luanda uma reunião “que poderá definir se continuamos na coligação ou não”.

A tensão existente no seio da coligação ficou patente com a reacção de Miguel Constantino Copessala, primeiro secretário do Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), uma das forças da coligação, que disse que a saída dos independentes põe fim aos conflitos interno​

Miguel Constantino Copessala,secretario provincia para assuntos religiosos CASA CE
Miguel Constantino Copessala,secretario provincia para assuntos religiosos CASA CE

“Acabamos com o conflito porque há um acórdão do Tribunal que o companheiro Carlos referiu, esse acórdão já não dá poderes aos independentes e o companheiro Carlos nem podia vir aqui à imprensa e mandar suspender a actividade dos independentes, porque ele não é o responsável dos independentes, nem tão pouco pode orientar o encerramento das sedes municipais, nem a sede provincial”, defendeu Copessala.

Membros dos partidos que integram a CASA-CE acusaram os independentes de se apoderarem da coligação em Malanje, fazendo notar que a nível dos secretariados municipais não há nenhum que tenha sido escolhido pelos partidos

Mas Carlos Xavier Luís Lucas disse que a expansão da CASA-CE em Malanje deve-se à actividades dos independentes.

“Quando assumimos a direcção da CASA-CE em Malanje apenas nos encontravamos mos (…) presentes no município sede de Malanje com uma única bandeira erguida, encontramos igualmente apenas 700 membros inscritos”, disse, acrescentando que “com a nossa contribuição levamos a CASA CEa todos os campos de Malanje nos 14 municípios e às comunas todas que integram a nossa província e conta neste momento com mais de 20 mil membros”, concluiu.

Refira-se que o líder da coligação a nível nacional, Abel Chivukuvuvu, tem sido alvo de críticas de seus parceiros, sendo ele também um independente em virtude de não integrar qualquer partido.

XS
SM
MD
LG