Links de Acesso

Huíla: Projectos do PIIM trazem benefícios a milhares de pessoas


UNITA duvida que haja um impacto verdadeiro desses projectos

Vinte e seis projectos concluídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foram entregues em 2020 na província da Huíla.

Projectos do PIIM na Huíla 2:22
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Destes projectos destacam-se os de infra-estruturas sociais como escolas, centros e postos de saúde, que segundo o governador, Luís Nunes, na hora do relatório e contas de 2020, tiveram impacto positivo na vida das populações, apesar de um ano difícil.

Naquele que é visto como um dos principais programas de bandeira de gestão do presidente João Lourenço, na Huíla com o PIIM mais de sete mil crianças já beneficiam de melhores condições de acomodação nas escolas e pouco mais de 500 mil pessoas recebem assistência médica em novas instalações números que não ficam por aqui de acordo com o governador Luís Nunes.

Burocracia embaraça acesso ao crédito agrícola em Malanje
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:00 0:00

“Através do PIIM foram criados mais de 4.000 postos de emprego diretos e indiretos em toda a extensão territorial de nossa província, favorecendo maioritariamente a nossa juventude principalmente no ramo da construção civil”, disse.

Perante os números de empregos temporários criados pelo PIIM e as realizações apontadas por Luís Nunes em 2020, o secretário da UNITA na Huíla, Augusto Samuel, levanta algumas dúvidas.

“Qual é o impacto que essas obras esses hospitais essas escolas têm naquilo que é o dia-a-dia das pessoas, a fome desapareceu? Quatro mil empregos quanto é que pagam a cada um destes sacrificados que estão nas obras? O que recebem dá para dizer que temos quatro mil empregados ou temos quatro mil escravos pagos?”, interrogou

O arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, vê um discurso realístico do gestor da província sobre a situação actual e apela ao envolvimento de todos na construção de uma sociedade melhor.

“O nosso Deus não está a dormir sabemos também que ele vai fazer com que os esforços daqueles que têm de responder pelos destinos da sociedade não sejam em vão e nisto a nossa colaboração a consciência que temos de maior responsabilidade também vai contar muito não deixar tudo para as mãos dos outros quando nós cada um pode fazer alguma coisa ao seu nível”, disse

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG