Links de Acesso

Guterres escolhe diplomata brasileira para chefe de Gabinete


Maria Luiza Ribeiro Viotti, diplomata brasileira
Maria Luiza Ribeiro Viotti, diplomata brasileira

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU e na Alemanha.

O futuro secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres escolheu a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti para chefe de gabinete.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 15, pelo porta-voz da ONU, que adiantou ter Guterres indicado para sub-secretária-geral a ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, anteriormente assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável

Uma terceira mulher foi escolhida pelo secretário-geral que entrará em funções no dai 1 de Janeiro: a coreana Kyung-wha Kang, que será a sua assessora para assuntos políticos.

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU entre 2007 e 2013, quando passou a representar o seu país na Alemanha.

Antes, foi vice-presidente da comissão preparatória da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável que se realizou em Joanesburgo, directora-geral do Departamento de Organizações Internacionais, de Direitos Humanos e Assuntos Sociais do Ministério das Relações Exteriores e chefe da Divisão da América do Sul, onde foi responsável pelas relações com Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Viotti nasceu em 1954 em Belo Horizonte, em Minas Gerais e licenciou-se em economia pela Universidade de Brasília, onde também concluiu um curso de pós-graduação.

XS
SM
MD
LG