Links de Acesso

Guterres escolhe diplomata brasileira para chefe de Gabinete

  • Redacção VOA

Maria Luiza Ribeiro Viotti, diplomata brasileira

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU e na Alemanha.

O futuro secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres escolheu a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti para chefe de gabinete.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 15, pelo porta-voz da ONU, que adiantou ter Guterres indicado para sub-secretária-geral a ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, anteriormente assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável

Uma terceira mulher foi escolhida pelo secretário-geral que entrará em funções no dai 1 de Janeiro: a coreana Kyung-wha Kang, que será a sua assessora para assuntos políticos.

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU entre 2007 e 2013, quando passou a representar o seu país na Alemanha.

Antes, foi vice-presidente da comissão preparatória da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável que se realizou em Joanesburgo, directora-geral do Departamento de Organizações Internacionais, de Direitos Humanos e Assuntos Sociais do Ministério das Relações Exteriores e chefe da Divisão da América do Sul, onde foi responsável pelas relações com Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Viotti nasceu em 1954 em Belo Horizonte, em Minas Gerais e licenciou-se em economia pela Universidade de Brasília, onde também concluiu um curso de pós-graduação.

XS
SM
MD
LG