Links de Acesso

Grupo volta a matar no norte de Moçambique

  • André Baptista

Membros do grupo que atacou Macímboa da Praia

Uma semana depois, homens encapuzados e com palavras de ordem matam pelo menos quatro policias

Um novo ataque de um grupo de insurgentes que tinham capturado a vila de Mocímboa da Praia, na província moçambicana de Cabo Delgado no passado dia 5, e posteriormente recuperada pelas forças estatais, provocou a morte de quatro agentes e um número desconhecido dos atacantes, disseram à VOA nesta sexta-feira, 13, residentes e jornalistas.

O ataque ocorreu no principio da noite de quinta-feira, 12, e quase 24 horas depois mais quatro agentes da polícia continuam desaparecidos outros.

O grupo, cujos membros estavam encapuzados e usando palavras de ordem, atacou um carro de patrulha da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) que fazia o troço Mocimboa da Praia – Palma, perto do lago Chiukulua, na provincia moçambicana de Cabo Delgado.

“Foi atacado um grupo da UIR que estava a patrulhar o troço Mocimboa da Praia e Palma. Os corpos foram levados para a morgue do hospital, mas há ainda quatro agentes desaparecidos, e há relatos de terem sido capturados”, disse à VOA um jornalista no local.

Há relatos controversos sobre a existência de pessoas mortas, que seriam dos militantes do grupo dos insurgentes que atacou a unidade policial.

Um jornalista local, com base em relatos de residentes avança a morte de sete agentes, mas outros moradores que viram os corpos sendo depositados na morgue falam em dezenas de mortes.

Na quinta e sexta-feira da semana passada um grupo com as mesmas caracteristicas atacou em simultâneo esquadras da polícia e tomou o controlo de Mocímboa da Praia, que teve a vila recuperada pelas forças estatais, após um reforço policial e militar.

Dados oficiais das autoridades moçambicanas indicam que nos ataques da semana passada morreram outros quatro agentes, um líder comunitário com ligações islâmicas e 12 atacantes.

As autoridades governamentais ainda não se pronunciaram sobre o novo ataque.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG