Links de Acesso

Governo e família de Mugabe em disputa sobre local do enterro do antigo presidente


O antigo presidente do Zimbabwe Robert Mugabe que morreu há dois dias, deverá ser enterrado no próximo fim de semana, disse um porta voz da presidência.

Contudo desconhece se ainda o local onde será enterrado havendo noticias de desacordos entre o presidente Emmerson Mnangagwa e a família de Mugabe sobre se o ex presidente deve ser enterrado na sua terra natal ou no cemitério dos heróis em Harare.

Uma familiar do ex presidente afirmou à agência de notícias frncesa, AFP, que um enterro no cemitério dos heróis “será feito para Mnangagwa”.

“Queremos que ele seja enterrado aqui em Kutama no distrito de Zvimba”, acrescentou

O filho de Mugabe, Leo Mugabe, recusou-se a comentar afirmando que a questão deverá ser discutida entre chefes da zona de nascimento de Mugabe e o presidente Mnangagwa

Mugabe morreu num hospital em Singapura e o seu corpo deverá chegar ao Zimbabwe na Quarta-feira, disse o porta voz da presidência acrescentando que está prevista uma cerimonia oficial no Sábado seguida do enterro no Domingo.

Numa nota enviada ás embaixadas o ministério dos negócios estrangeiros disse que o funeral de estado vai ocorrer num estádio na capital no Sábado mas não especifica onde Mugabe será enterrado

Fórum Facebook

Poderá gostar também

XS
SM
MD
LG