Links de Acesso

Morreu Robert Mugabe


De herói da Independência a deposto por militares

O antigo Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe morreu nesta sexta-feira, 6, aos 95 anos, num hospital em Singapura, onde recebia tratamento médico há cinco meses.

A causa da morte não foi divulgada.

“É com grande tristeza que anuncio a morte do pai fundador do Zimbabwe, o antigo Presidente Robert Mugabe. Que a sua alma descanse em paz eterna", afirmou o Presidente Emmerson Mnangagwa no Twitter.

“O comandante Mugabe foi um ícone da libertação, um pan-africano que dedicou sua vida à emancipação [...] do seu povo. A contribuição dele para a história de nossa nação e do nosso continente jamais será esquecida. Que sua alma descanse em paz", completou o Presidente.

Robert Mugabe, que governou o país com mão-de-ferro entre 1980 e 2017, quando foi afastado por militares, estava com a saúde debilitada e já não podia andar.

De herói a ditador

Mugabe nasceu a 21 de Fevereiro de 1924.

Na década de 1970 liderou a guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica.

Em 1979, a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, reconheceu oficialmente a independência da Rodésia, como era chamado o país.

No ano seguinte, Mugabe foi eleito primeiro-ministro.

No início do seu mandato, ele conseguiu unir a população, através de uma política de reconciliação racial.

Por ter sido um dos ícones da luta pela Independência, muitos o consideraram um herói que acabou com o Governo da minoria branca, ampliando o acesso à saúde e educação à população negra.

Mais tarde, Mugabe revelou-se um autocrata, que levou a economia do Zimbabwe à ruína.

Os últimos anos da sua Presidência foram marcados por violações de direitos e corrupção, que colocaram o país sob sanções internacionais.

Em Novembro de 2017, Mugabe foi forçado a renunciar após perder o apoio da União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente Patriótica (Zanu-PF) e ser alvo de um golpe militar.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG