Links de Acesso

Governador do Kuando Kubango quer que madeira seja transformada localmente


O governador da província do Kuando Kubango Júlio Bessa quer que a maioria da madeira obtida nas florestas locais seja transformada localmente.

Governador quer que madeira do Kuando Kubango seja transformada localmente - 1:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00


Bessa falava perante uma delegação encabeçada pelo secretário de Estado para florestas André Moda que trabalha no Kuando Kubango por um período de quatro dias para analisar a exploração da madeira.

A província do Kuando Kubango é a par das províncias de Cabinda e Moxico a que apresenta uma das maiores florestas do país com variedades de árvores com destaque para a Girassonde e Mussivi.

Até bem pouco tempo a exploração da madeira, segundo responsáveis do sector, era feita de forma desordenada, facto que ano passado levou o governo local a proibir a exploração de madeira.

O governador do Kuando Kubango Júlio Bessa disse que grande parte das empresas que operam no sector não estão representadas na província, tão pouco cumprem com as suas obrigações sociais, situação que Júlio Bessa quer ver melhorada.

“Uma das exigências que a província queria colocar é que 60% da madeira cortada na província tem que ser transformada aqui porque, estamos interessados em desenvolver a nossa economia local, atraír para aqui uma indústria de transformação da madeira, fabricar mobílias, carteiras e tudo que fôr possível fabricar através da madeira e não só, também usarmos a floresta para outros fins”, disse.

Na sua a locução o secretário de Estado para florestas André Moda deu a entender que faz parte do grupo de indivíduos ou madeireiros que no Kuando Kubango exercem a actividade mas que fogem ao fisco.

Da agenda de trabalhos de quatro dias consta que a delegação do ministério da agricultura e florestas vai visitar a zona de exploração de madeira e manter encontros com operadores do sector madeireiro.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG