Links de Acesso

Governador de Benguela diz combater ‘‘esquemas íntimos’’ na admissão de professores


Rui Falcão
Rui Falcão

Poucos dias após o protesto de dezenas de candidatos à docência, o governador de Benguela, Rui Falcão, defende mecanismos para o fim de irregularidades nos concursos públicos, assegurada que está a integração de 466 novos professores, metade do grupo que exige colocação.

Governador de Benguela aborda problema da educação - 2:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

O governante realça que há um défice elevado, mas lembra que o sistema de gestão financeira do Estado não permite absorver todos os candidatos com contratos rubricados à luz dos concursos de 2014 e 2016.

Pelo menos 400 jovens com resultados satisfatórios nestes concursos públicos terão de aguardar por novas oportunidades, ainda que a província registe um défice de quatro mil professores.

De acordo com Rui Falcão, o novo ano lectivo, para o qual estão garantidos 21.597 professores, impôs um grande esforço junto do Tribunal de Contas, a entidade que detectou anomalias no processo de admissão.

"Mas este esforço não cobre a totalidade das necessidades. Encontrámos os concursos públicos anulados, pelo que fizemos um esforço muito grande para integrar estes novos professores no sistema. Tivemos e analisar caso a caso’’, refere o governador.

Por esta razão, aponta Falcão, os próximos concursos devem ser assegurados por quadros à altura da correria própria de uma sociedade com altos níveis de desemprego

“O sector da Educação precisa de quadros capazes de promover concursos sem esquemas íntimos. Vamos aumentar a exigência, queremos retirar Benguela dos níveis de erros do passando recente’’, sustenta o governante.

Após o protesto à porta do Governo, numa manifestação reprimida pela Polícia, um grupo de professores admitidos manifestou descontentamento através de uma carta endereçada a Rui Falcão.

O subsistema do ensino na província de Benguela conta com 952. 356 alunos.

XS
SM
MD
LG