Links de Acesso

Gabriel García Márquez morreu aos 87 anos


Gabriel Garcia Marquez
Gabriel Garcia Marquez

Gabo, como era conhecido afectuosamente o escritor, encontrava-se em casa a recuperar de uma infeção pulmonar

O escritor colombiano faleceu aos 87 anos de idade em sua casa na Cidade do México, depois de um agravamento do seu estado de saúde nos últimos dias.

Gabo, como era conhecido afectuosamente o escritor, encontrava-se em casa a recuperar de uma infeção pulmonar e urinária, pelas quais esteve internado oito dias no hospital da Cidade do México

O autor de "Cem Anos de Solidão" foi prémio Nobel da Literatura em 1982 e não publicava desde 2010.

García Márquez retirou-se da vida pública oficialmente em Novembro de 2013, com uma carta onde detalhava o que faria se "Deus lhe oferecesse mais um pedacinho de vida", como que um presságio da sua morte.

Em 2007, outra das suas emblemáticas obras, "O Amor em Tempo de Cólera" passou para as telas do cinema, com o actor Javier Bardem no papel da personagem principal, o apaixonado "Florentino Ariza".

O escritor será cremado em cerimónia privada e na Segunda-feira terá lugar uma homenagem no palácio das Belas Artes da capital mexicana.

A família quer no entanto que García Márquez seja sepultado na Colômbia, na sua terra natal, local de inspiração para as suas obras, manifestou Aída García Márquez, sua irmã.


XS
SM
MD
LG