Links de Acesso

França: Macron vai à segunda volta das presidenciais como favorito


Emmanuel Macron
Emmanuel Macron

Adversários conservadores e socialistas apoiam Macron.

O candidato de centro, Emmanuel Macron, deu um grande passo rumo à Presidência da França, no domingo, ao ganhar o primeiro turno das eleições avançando para a segunda volta da votação, a 7 de maio, contra a líder de extrema-direita Marine Le Pen.

Macron venceu com 23,75 por cento dos votos, contra 21,53 por cento de Le Pen.

O conservador François Fillon ficou em terceiro, com 19,91 por cento, enquanto o concorrente de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon foi o quarto, com 19,64 por cento, segundo dados do Ministérios do Interior.

Segundo reportagem da Reuters, embora Macron, de 39 anos, seja relativamente inexperiente na política e nunca tenha exercido um cargo eleito, pesquisas de opinião realizadas após o resultado de domingo mostram o candidato vencendo facilmente o combate final contra Le Pen, de 48 anos.

A Opinionway nesta segunda-feira colocou o concorrente de centro com vantagem de 61 por cento contra 39 por cento da adversária.

Uma pesquisa da Harris feita no domingo mostrou Macron ganhando na segunda volta por 64 por cento contra 36, e uma pesquisa Ipsos/Sopra Steria apontou um resultado semelhante.

Num discurso de vitória, Macron disse aos apoiantes do seu movimento En Marche!: "Em um ano nós conseguimos mudar a cara da política francesa". Ele acrescentou que trará novos rostos e talento para transformar o obsoleto sistema político da França, se eleito.

Admitindo derrota antes mesmo da divulgação dos resultados, os adversários conservadores e socialistas pediram aos seus eleitores que usem a sua energia para apoiar Macron e impedir qualquer chance de uma vitória de Le Pen na segunda volta, cujas políticas anti-imigração e anti-Europa significariam um desastre para a França, afirmaram.

XS
SM
MD
LG