Links de Acesso

França: Macron continua favorito nas eleições presidenciais de hoje


Franceses votam nas presidenciais.

Analistas dizem que se ocorrer uma surpresa e Le Pen vencer, o próprio futuro da UE pode estar em jogo...

Os eleitores franceses escolhem hoje, 7, entre um centrista pró-União Europeia e uma ultra-direitista anti-imigração e céptica quanto ao Euro, o seu novo líder.

Pesquisas de opinião sugerem que após as 20 horas locais, Emmanuel Macron, o ex-ministro da Economia de 39 anos, que quer ser a ponte entre as divididas esquerda e direita, deverá ser nomeado presidente, ao vencer a sua adversária, a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen.

Macron lidera as sondagens com 67 por cento de apoio, contra Le Pen com 37 por cento.

Analistas dizem que se ocorrer uma surpresa e Le Pen vencer, o próprio futuro da UE pode estar em jogo, devido ao desejo da candidata de fechar fronteiras, esvaziar o euro e rasgar acordos comerciais.

Segundo a Reuters, mesmo em cenário de derrota, a candidata de 48 anos deve ter quase o dobro dos votos que o seu partido conseguiu na última vez em que chegou à segunda volta das eleições, em 2002, demonstrando a escala da insatisfação com a política tradicional na França.

Até cerca das 12 horas locais, os dois candidatos já tinham votado e dados do Ministério do Interior apontavam que 28,23 por cento dos eleitores haviam comparecido às urnas, no que é considerado menor percentual no período desde 2002, quando a taxa foi de 26,19 por cento.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG