Links de Acesso

"Fidel Castro era um homem de bem", diz Joaquim Chissano


Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique
Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique

Antigo Presidente moçambicano revela que líder cubano ajudou-a a aproximar-se à Igreja que viria a desempenhar papel importante no país.

Joaquim Chissano descreve Fidel Castro como um homem de “bem” que fez “grandes coisas” por Moçambique, Angola e por muitos países africanos.

O antigo Presidente moçambicano diz que se as relações entre o Estado e a Igreja melhoraram em Moçambique e o país alterou a Constituição da República em 1990 foi também muito por influência de conversas e conselhos que teve e recebeu do carismático líder cubano.

Como chefe da diplomacia e como Presidente da República, Joaquim Chissano já esteve várias vezes em Cuba e, numa dessas ocasiões esteve doente e internado num hospital durante um mês tendo recebido, por diversas ocasiões, a visita de Castro, com quem conversou sobre vários assuntos e de quem ouviu muitos conselhos.

Um desses assuntos, revelou Chissano à VOA, teve a ver com a relação entre o Estado e a Igreja.

Um relacionamento que, segundo Chissano, mudou radicalmente em Moçambique depois de ter estado em Havana, nos finais dos anos de 1980.

Depois de 16 anos de guerra civil, Moçambique alcançou a paz em 1992 e os mediadores das conversações que ajudaram a pôr termo ao conflito armado foram religiosos, com os quais Joaquim Chissano tem muito boas relações.

Aliás, o antigo Presidente moçambicano e a esposa, que são católicos apostólicos romanos, quase nunca faltam à missa.

Mas não é apenas por causa dos conselhos que recebeu de Fidel Castro. que o admira, mas por tudo o que ele fez por Moçambique, após a independência, em 1975.

Chissano lembra a decisão tomada pelo “El Comandante” de abrir portas para a formação de estudantes moçambicanos e o envio, a Moçambique, de médicos e professores cubanos.

Outro tema do qual não se deve esquecer, acrescentou Chissano, é do sacrifício do povo cubano para ir combater em território angolano contra a ocupação de Angola pelas forças do regime do apartheid.

O ex-estadista moçambicano é de opinião que Fidel Castro fez muito pelo seu e por outros países do mundo, sendo que deve ser recordado também pelo papel importante que teve na reaproximação diplomática entre Washington e Havana, durante a administração Obama. R

Registos de Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique, em reacção à morte de Fidel Castro, que, para uns foi “um ditador brutal’’, e, para outros, um grande líder e um grande homem.

Acompanhe a conversa de Joaquim Chissano com a VOA:

"Fidel Castro era um homem de bem", diz Joaquim Chissano
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:27 0:00

XS
SM
MD
LG