Links de Acesso

Ex-embaixador Darroch: Saída de Trump do acordo nuclear foi "vandalismo diplomático"


 Kim Darroch
Kim Darroch

De acordo com a fuga de informação da embaixada do Reino Unido, o antigo embaixador britânico para os Estados Unidos, Kim Darroch, disse acreditar que a saída do Presidente americano Donald Trump do acordo nuclear com o Irão foi um acto de “vandalismo diplomático” contra o seu antecessor Barack Obama.

Depois do jornal britânico Mail on Sunday ter publicado uma mensagem de Kim Darroch para Londres,o embaixador demitiu-se do cargo e dias depois o jornal voltou a publicar mais sobre esta fuga de informação. Na primeira publicação, o diplomata descrevia o líder americano como "inapto," "inseguro" e "incompetente" e a sua administração como “unicamente disfuncional”.

Numa comunicação a 18 de Maio, Darroch escreveu que ao anular o acordo com o Irão, a administração Trump "está a decorrer num acto de vandalismo diplomático, aparentemente por razões ideológicas e pessoais – era um acordo de Obama”.

Darroch demitiu-se na quarta-feira. O Presidente Trump referiu-se a Darroch como “um fulano muito estúpido” e um “tolo pomposo”. Acrescentando que ele não voltaria a lidar com o embaixador britânico.

As comunicações do embaixador do Reino Unido eram destinadas aos ministros britânicos.

XS
SM
MD
LG