Links de Acesso

EUA preparam repressão em alto mar contra quem violar sanções à Coreia do Norte


Pyongyang já alertou que vai considerar este tipo de bloqueio um acto de guerra.

O governo do Presidente norte-americano Donald Trump e importantes aliados asiáticos estão a preparar-se para expandir a interceptação de navios suspeitos de violar sanções à Coreia do Norte.

Este plano pode incluir permitir às forças da Guarda Costeira dos Estados Unidos que parem e realizem buscas em navios em águas na região Ásia Pacífico, disseram autoridades norte-americanas.

Washington tem conversado com parceiros regionais, incluindo Japão, Coreia do Sul, Austrália e Singapura, sobre a coordenação de uma repressão intensificada com o objectivo de diminuir o acesso de Pyongyang ao comércio marítimo para alimentar o seu programa de mísseis nucleares, disseram à Reuters diversas autoridades.

Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU fala com vice-embaixador chinês Wu Haitao
Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU fala com vice-embaixador chinês Wu Haitao

Embora navios suspeitos já tenham sido interceptados antes, a estratégia actual pode expandir o escopo de tais operações, mas poderá parar antes de impor um bloqueio naval na Coreia do Norte.

Pyongyang já alertou que vai considerar este tipo de bloqueio um acto de guerra.

A estratégia envolve um rastreamento mais próximo e possível apreensão de navios suspeitos de transportar componentes de armas proibidos e outras mercadorias proibidas de ou para a Coreia do Norte, segundo as fontes, que falaram na condição de anonimato.

Imagem de Moçambique beliscada com a acusação de violar as sanções contra a Coreia do Norte, dizem analistas

Dependendo da escala da campanha, os Estados Unidos poderiam considerar reforçar o poder naval e aéreo de seu Comando do Pacífico, disseram as autoridades.

A iniciativa liderada pelos EUA mostra o aumento crescente da urgência de Washington para forçar a Coreia do Norte a negociar o abandono de seus programas de armas nucleares, disseram as fontes.

XS
SM
MD
LG