Links de Acesso

Hillary Clinton entra para a história ao garantir delegados para a nomeação do seu partido


Bernie Sanders não comenta "especulação" e aposta na vitória nas primárias de hoje.

Hillary Clinton já ganhou a nomeação do Partido Democrático, disse a agência de notícias Associated Press citando um número de chamados super-delegados que declararam o seu apoio à antiga secretária de Estado.

Caso isso se confirme, Hillary Clinton entrará para a história como a primeira mulher a ser candidata oficial de um partido às eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Para ser nomeada como candidata do Partido Democrata às presidenciais de Novembro, Clinton precisa de garantir 2.383 delegados a seu favor na convenção nacional do partido.

De acordo com a Associated Press, Clinton ultrapassou esse número quando mais 20 super-delegados, declararam o seu apoio a Clinton.

A antiga senadora por Nova Iorque tem neste momento 1.812 delegados ganhos nas primárias e 571 super-delegados, enquanto Bernie Sanders conta 1.521 delegados ganhos nas primárias e apenas 48 super-delegados.

Hillary Clintonr recebeu a noticia num comício na California onde se realizam eleições primárias nesta terça-feira, 7.

“Tenho que vos dizer que de acordo com as noticias estamos à beira de um momento histórico e sem precedentes”, disse Clitnon que, contudo, sublinhou a necessidade dos seus apoiantes irem às urnas na Califórnia, Montana, Nova Jersey, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul.

Mas é na Califórnia onde estão todas as atenções devido ao facto de ali estarem em jogo 457 delegados.

Bernie Sanders, o opositor de Clinton, disse ontem estar convencido que se houver uma grande afluência às urnas ele vencerá.

Mas há quem duvide que após o anúncio da Associated Press isso venha a acontecer.

Bernie Sanders recusou-se a entrar em “especulações” afirmando que a sua posição será avaliada após as primàrias de hoje

“O nosso objectivo é alcançar o maior número de delegados possíveis e argumentar junto dos super-delegados que eu acredito que as provas indicam claramente que eu sou o candidato mais forte”, reiterou Sanders.

Na verdade a posição de Sanders é difícil.

Em termos de delegados ganhos nas primárias, Clinton tem uma vantagem de 291 delegados o que significa que Bernie Sanders para a ultrapassar tem de ganhar cerca de 70 por cento de todos os restantes delegados ainda em jogo, o que é praticamente impossível.

XS
SM
MD
LG