Links de Acesso

Estudantes da Universidade Católica de Angola protestam contra aumento de propinas


Estudantes da Universidade Católica de Angola protestam contra aumento de propinas
Estudantes da Universidade Católica de Angola protestam contra aumento de propinas

Estudantes admitem abandonar o estabelecimento caso a Universidade mantiver a decisão.

Os estudantes da Universidade Católica de Angola começaram, na manhã desta quinta-feira, 15, um protesto contra a subida dos preços das propinas de 35 mil kwanzas para 37 mil kwanzas.

Protestos na Universidade Católica de Angola - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00

A direcção da Universidade justifica a medida com a subida dos preços dos combustíveis e consumíveis.

Desde Maio de 2016, que as universidades privadas vêm aumentando os preços das propinas.

Agora chegou a vez da Universidade Católica de Angola anunciar o aumento do preço das propinas de 35 mil kwanzas para 37 mil kwanzas, facto que motivou o protesto imediato dos estudantes.

Henriques Francisco Ngolome, estudante do 4º de Direito e presidente da Associação dos Estudantes da Universidade Católica de Angola, diz que a direcção da universidade foi avisada de que muitos estudantes podem desistir se mantiver a decisão.

“Nós dissemos que não é aconselhável porque dois mil kwanzas a mais no bolso dos estudantes pesariam de mais e, pelo estudo que fizemos, muitos estudantes acabariam por desistir”, sublinhou.

Em resposta, o secretário-geral, da Universidade Católica de Angola, Laurindo Miji Viagem, justifica a decisão com “o aumento dos preços dos combustíveis para os geradores e de diversos consumíveis”.

No ano passado, a Universidade Metropolitana de Angola (IMETRO) expulsou o estudante António Manuel Afonso “Casa Maior” da academia por ter organizado uma manifestação que visava protestar contra a alteração do preço das propinas e o pagamento dos emolumentos referentes ao mês de Maio do ano passado, período em que as aulas estavam suspensas devido ao censo populacional.

XS
SM
MD
LG