Links de Acesso

Estados Unidos impõem mais sanções ao Irão


Donald Trump diz que Irão está a brincar com fogo
Donald Trump diz que Irão está a brincar com fogo

Treze pessoas e 12 instituições afectadas pelas sanções.

O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 3, novas sanções ao Irão em resposta a um teste com míssil feito pelo país no domingo passado.

Num comunicado no seu site, o Tesouro dos Estados Unidos divulgou uma lista de13 indivíduos e 12 organizações ligados ao programa de mísseis iraniano que serão alvo da sanções, alguns com base nos Emirados Árabes Unidos, no Líbano e na China.

"O contínuo apoio do Irão ao terrorismo e o desenvolvimento de seu programa de mísseis representam uma ameaça à região, aos nossos parceiros no mundo todo e aos Estados Unidos", explicou John Smith, director interino do Escritório de Controlo de Activos Estrangeiros do Tesouro na nota.

Mais cedo, Trump havia escrito no seu Twitter que o "Irão está a brincar com fogo" e "não aprecia o quão 'gentil' o Presidente Obama foi". "Mas não eu!", completou.

Em resposta, o ministro iraniano das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, também através do Twitter disse que a República Islâmica não se abalou com as ameaças dos Estados Unidos e que Teerão jamais começará uma guerra.

"O Irão não se deixa perturbar por ameaças, já que obtemos segurança de nosso povo. Jamais iniciaremos uma guerra, mas só podemos confiar em nossos próprios meios de defesa", escreveu Zarif, reiterando que o seu país não pretende usar o seu poderio militar contra nenhum país, a não ser em legítima defesa.

XS
SM
MD
LG