Links de Acesso

Trump propõe mudança de regras no Senado para aprovação de juiz do Supremo Tribunal

  • Redacção VOA

Juiz Neil Gorsuch, no centro, visitou hoje o Senado

Democratas anunciaram bloquear indicação de Neil Gorsuch

O Presidente americano disse nesta quarta-feira, 1, que irá exortar os senadores republicanos a invocarem uma mudança nas regras para forçar o voto da maioria para a aprovação de Neil Gorsuch como juiz do Supremo Tribunal.

Frente à oposição anunciada dos democratas, Donald Trump disse que não quer que um impasse parlamentar interfira na aprovação.

O Presidente fez estas afirmações num encontro com grupos de interesse que irão apoiar a escolha de Gorsuch, que, caso for confirmado, garante uma maioria conservadora no Supremo Tribunal.

Trump foi indagado se exortaria o líder da maioria no senado, Mitch McConnell, a usar a chamada "opção nuclear" para alterar as regras de forma a tornar a confirmação mais fácil.

"Sim, se terminarmos com o mesmo impasse que tivemos em Washington durante mais de oito ano, sendo justo com o Presidente (Barack) Obama, muito mais de oito anos, eu direi 'se puder, Mitch, use o nuclear",respondeu o Presidente.

O Presidente sublinhou que seria "uma absoluta vergonha se um homem desta qualidade" fosse bloqueado pelos democratas no Senado.

XS
SM
MD
LG